QUESTÕES FREQUENTES

INSCRIÇÃO DE NOVOS ALUNOS

Os novos alunos deverão inscrever-se na receção da EMA ou através do seu site (www.ema-escolademusica.com). Será posteriormente agendada uma reunião com o respetivo professor da disciplina.

Os novos alunos que pretendam frequentar qualquer um dos cursos da EMA terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de 10€ e o seguro anual de 5€, válida para todas as atividades durante o ano letivo, a ser paga junto com a primeira mensalidade.

Os alunos antigos estão isentos de pagar taxa de inscrição.

Em caso de desistência não haverá direito ao seu reembolso.

CURSOS EM REGIME CURRICULAR ABRSM. FALTAS E PRECEDÊNCIAS

A EMA é um Centro de Preparação e de Exames ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music), tendo à sua disposição cursos de instrumento e de teoria musical com certificação internacional. Os exames de música são feitos pela ABRSM com emissão do respetivo certificado.

As aulas destes cursos curriculares são obrigatórias, estando previsto um número limite de faltas que, uma vez ultrapassado, poderá pôr em risco a possibilidade de os alunos obterem a certificação dos seus estudos.

É aconselhável que os alunos que pretendam realizar exame de prático de instrumento  também frequentem as aulas de Teoria Musical ABRSM e obtenham o respetivo certificado, desde o primeiro grau. Nos últimos anos os relatórios dos exames têm demonstrado a necessidade de complementar o ensino prático com o ensino teórico da música. O curso ABRSM já tem uma precedência em que não é permitida a realização do exame de 6ºgrau de instrumento sem que o aluno tenha o 5ºgrau de teoria musical.

A EMA não irá assumir a responsabilidade da inscrição no exame ABRSM para os alunos que não cumpram a frequência acima referida.

Dado o grau de exigência e dimensão do programa de exame, as aulas de instrumento para os graus 6º, 7º e 8º serão de 90 minutos.

CALENDÁRIO ESCOLAR, FERIADOS E INTERRUPÇÕES

O calendário escolar será afixado nas instalações da EMA, publicado no site e distribuído junto com o Regulamento Interno no ato da inscrição.

Períodos letivos:

• 1º Período - 18 de Setembro a 22 de Dezembro de 2023

• 2º Período - 02 de Janeiro a 28 de Março de 2024

• 3º Período – 08 de Abril a 28 de Junho de 2024

Interrupções das atividades letivas 2023/2024:

• Natal – 23 de Dezembro de 2023 a 01 de Janeiro de 2024

• Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro de 2024

• Páscoa – 29 de Março a 07 de Abril de 2024

Nos feriados nacionais abaixo indicados a escola estará fechada.

• 05 de Outubro (Implantação da República)

• 01 de Novembro (Dia de Todos os Santos)

• 01 de Dezembro (Restauração da Independência)

• 08 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição)

• 25 de Abril (Dia da Liberdade)

• 01 de Maio (Dia do Trabalhador)

• 30 de Maio (Corpo de Deus)

• 10 de Junho (Dia de Portugal)

• 24 de Junho (Dia de São João – Almada)

REPOSIÇÃO DE FALTAS

A EMA assumirá a responsabilidade da reposição de aulas, por cujas faltas tenha sido responsável. Não haverá lugar à reposição de aulas ou será descontada qualquer percentagem na mensalidade,  nos períodos referentes às interrupções das atividades lectivas e aos feriados nacionais.

A EMA não assume a responsabilidade de repor aulas a que os alunos faltaram, mesmo que justificadas. Fica ao critério do professor a sua reposição.

As aulas dadas fora do calendário letivo nos meses de Setembro e Julho serão dadas em regime livre acordado com o professor de cada disciplina.

AULAS DE COMBO

As aulas de combo (uma vez por semana) serão de 1 hora. Os alunos externos que desejem integrar as aulas de combo estão sujeitos a uma audição prévia, de modo a avaliar se têm ou não condições para integrar a turma.

INDISCIPLINA

Alunos com má conduta ou falta de aproveitamento escolar devem ser alvo de estudo. O professor deve tentar logicamente junto aos encarregados de educação tentar resolver a situação e dar conhecimento a todo o corpo docente da escola. Caso não existam alterações no comportamento do aluno o grupo docente poderá reunir com os encarregados de educação e em último caso tomar a decisão de anular a matrícula do aluno.

PAGAMENTOS E PENALIZAÇÕES

Os pagamentos das mensalidades deverão ser efectuados na primeira aula de cada mês em numerário, diretamente na recepção da EMA ou por transferência bancária até ao dia 8 do corrente mês.

O não cumprimento do pagamento dentro dos prazos estipulados terá um acréscimo de 10% sobre o valor da mensalidade. Se, até 20 dias após o prazo estipulado para a liquidação da mensalidade, a situação não estiver regularizada e não tiver sido apresentada qualquer justificação para a demora junto da EMA, esta poderá suspender a frequência do aluno até inteira regularização.

Os alunos que se inscreverem em mais do que um instrumento só pagarão uma inscrição e terão um desconto de 5% nas mensalidades.

Estão previstos descontos de 5% nas mensalidades dos alunos que frequentem aulas da EMA e pertençam ao mesmo agregado familiar.

Os descontos não são cumulativos.