NUNO CORREIA

Nuno%20Correia_edited.jpg

Olá, eu sou o Nuno!

Guitarra

Oriundo de uma família de músicos, seu pai músico militar, desde muito cedo o despertou pelo gosto da música, e com a oferta da primeira guitarra clássica, iniciou os seus estudos musicais em 1991, com os professores Agnelo Fernandes, Fernando Augusto Lima Costa e Tozé Cerdeira.

No ano de 1995, ingressou na Orquestra Ligeira da Cruz de Pau como guitarrista, tendo participado em vários concertos, destacando o CCB - Centro Cultural de Belém, uma tournée realizada na ilha de São Miguel nos Açores, o Inatel, a Festa do Avante no Seixal, o Auditório do Fórum Cultural do Seixal, assim como participação em festivais e outros locais no país.

Participou por diversas vezes em festivais locais, mas ano de 1997 a convite da cantora Elisabete, escreveu uma canção, orquestrou e dirigiu os músicos, tendo alcançado o 1.º Prémio do Festival da Canção Jovem da Vigararia do Seixal, assim como o prémio de melhor música, melhor letra e melhor interpretação.

Prosseguiu os seus estudos musicais e frequentou o Curso Oficial de Viola Dedilhada (Guitarra Clássica) do Conservatório Nacional de Música, na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi em Setúbal, com os professores João Trindade, Nuno Santos, Maria do Céu Lagos, Luís Teles, José Bruto da Costa, Fernando Altube, Ana Cláudia de Sousa, e Elsa Mobilha, tendo frequentado o 8.º grau do instrumento e concluído o 8.º grau de Formação Musical.

Durante a sua formação académica teve oportunidade de tocar com o Ensemble de Guitarras “Amadostocados” e realizado vários concertos, destacando o Palácio Nacional da Pena em Sintra, a Igreja do antigo Convento de Jesus em Setúbal, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a Escola de Nossa Senhora do Cabo em Linda-A-Velha, entre muitos outros.

Participou em diversos workshops de aperfeiçoamento da guitarra com o professor Carlos Gutkin, e em cursos de guitarra com o mestre Piñeiro Nagy, tendo frequentado a posteriori diversos workshops e cursos como professor e executante de instrumento.

Inicialmente com uma formação clássica, mas com a experiência adquirida ao longo dos anos em vários estilos musicais, trabalha musicalmente como artista profissional, também realizando vários concertos e atuações ao vivo, colaborando com diversas orquestras, bandas filarmónicas, bandas rock, pop, de música popular e ligeira, para além de projetos acústicos, a nível nacional e internacional.

Durante o seu percurso musical, colaborou e colabora com vários artistas e músicos do panorama nacional, está envolvido em vários projetos musicais, desde o ensino da música a crianças a partir dos 3 anos de idade, exercendo o cargo de docente de Educação Musical, Guitarra Clássica, Guitarra Elétrica e Baixo Elétrico, em Colégios e Escolas de Música, encontrando-se atualmente em regime de part-time como docente na EMA – Escola de Música e Artes, a ensinar guitarra de uma forma profissional mas divertida, procurando assim transmitir o seu saber, aperfeiçoar técnica e despertar vocações.